domingo, 26 de setembro de 2010

MARINA: O CANTO DA SEREIA CONTINUA HIPNOTIZANDO... A SEGUNDA MORTE DE CHICO MENDES

DESDE O INICIO DA CANDIDATURA DA MARINA SEMPRE DISSE QUE ELA FOI SEDUZIDA PELO CANTO DA SEREIA... É LAMENTÁVEL QUE UMA PESSOA COM A HISTÓRIA (30 ANOS DE MILITÂNCIA) SE DEIXA LEVAR POR UMA SEDUÇÃO TÃO FALSA ASSIM... É MUITA INGENUIDADE OU OPORTUNISMO JOGAR SUA BIOGRAFIA NO RALO E SE PRESTAR A ALAVANCA DA POSSIBILIDADE DE UM PROJETO ELITISTA, CONSERVADOR E ANTINACIONAL VOLTAR AO PODER... E ELA TERIA CONDIÇÕES DE PERCEBER QUE SUA CANDIDATURA FOI USADA DESDE O PRIMEIRO DIA PARA TIRAR VOTOS DO ESPÓLIO ELEITORAL DE LULA, QUE SEGURAMENTE FARIA E VAI FAZER SUA SUCESSORA, E SABENDO DISSO A ELITE, A GRANDE MÍDIA FOI BENEVOLENTE COM A MARINA, FALOU BEM DELA, DEU CAPA DE REVISTA, ENTREVISTAS, PARECIAM SEMPRE "VERDES" NEO-AMBIENTALISTAS DE CARTEIRINHAS... MAS ISSO TUDO ERA PARA TIRAR VOTOS DE DILMA PARA VIABILIZAR SERRA (ELES ACHAVAM QUE COM ISSO SERRA GANHARIA NO PRIMEIRO TURNO, LEMBRA? MAS AGORA CONTINUAM FAZENDO ISSO PARA PODER COLOCAR SERRA NO SEGUNDO TURNO) E MARINA NÃO PERCEBEU? INGÊNUA? (A CARINHA DELA ATÉ PARECE, MAS NÃO É... POIS TEVE UM GRANDE MESTRE QUE NÃO TINHA NADA DE INGÊNUO, QUE TOMBOU LUTANTO, QUE NUNCA SE ENTREGOU E NÃO SE VENDEU - 'CHICO MENDES') QUE PENA MARINA... TRAIU CHICO MENDES... POIS ELE CERTAMENTE NÃO ACREDITARIA NO QUE VOCÊ ESTÁ ACREDITANDO...
E AGORA MARINA...? CONTINUAR TRAINDO 30 ANOS DE HISTÓRIA...? TRAIR SUA CONSCIÊNCIA QUE SABE MUITO BEM O QUE PROJETO DE SERRA REPRESENTA...? AJUDAR A GRANDE MÍDIA A LEVAR O SERRA PARA O SEGUNDO TURNO...? OU VOCÊ IMAGINA QUE ELES QUEREM VOCÊ NO SEGUNDO TURNO...? SANTA INGENUIDADE!!!
ESTÁ EM SUAS MÃOS... O QUE CHICO MENDES FARIA...? O QUE A SUA CONSCIÊNCIA FARIA...? É CLARO QUE SERIA UM GESTO DE MUITA GRANDEZA, E CONFESSO QUE NÃO ESPERO MAIS ISSO DE VOCÊ... MAS EM NOME DA DECÊNCIA E DA COERÊNCIA PERMITO-ME A SONHAR QUE É POSSÍVEL... EXISTE ESTE SONHO DENTRO DE VOCÊ, POIS JÁ TE ADMIREI... NÃO TRAI ISSO TAMBÉM...
AGORA TEREMOS UMA SEMANA DE INSUFLAÇÃO DO BALÃO VERDE... VÃO TENTAR SUBIR DE TODAS AS FORMAS... POR QUÊ? JÁ SABEMOS... NÃO PORQUE SÃO NEO-AMBIENTALISTAS DE CORAÇÃO, POIS SÃO OS MESMOS QUE SEMPRE DEFENDERAM OS GRANDES LATIFUNDIÁRIOS... AS GRANDES MINERADORAS... OS GRANDES PECUARISTAS... MAS SIM PORQUE QUEREM A TODO CUSTO COLOCAR O SERRA NO SEGUNDO TURNO, JÁ VIRAM QUE ELE SOZINHO NÃO CHEGA SEM A AJUDA DA MARINA... E VOCÊ MARINA VAI AJUDAR...? PENSE NISSO... VOCÊ VAI AJUDAR SERRA CHEGAR NO SEGUNDO TURNO... VAI TIRAR A POSSIBILIDADE DE PERMITIR A CONTINUIDADE DE UM GOVERNO APROVADO POR 95 % DA POPULAÇÃO...? VAI FAZER O JOGO DA ELITE DE 4% QUE SÃO CONTRA ESTE GOVERNO, INCLUINDO A GRANDE MÍDIA COMERCIAL QUE É O PIG...
AGORA TEREMOS AS "CELEBRIDADES" DECLARANDO APOIO... NÃO SE ILUDA... É O CANTO DA SEREIA AINDA... PARA VOCÊ CONTINUAR HIPNOTIZADA... PARA NÃO PENSAR... PARA NÃO OLHAR PARA TUA HISTÓRIA... AH QUANTO A SUA BANDEIRA DO MEIO AMBIENTE, DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PODE FICAR TRANQUILA E VOCÊ SABE MUITO BEM QUE ESTE GOVERNO VAI CONTINUAR COM ESTA BANDEIRA(DIGA-SE DE PASSAGEM HOJE ISSO É UM IMPERATIVO DE SOBREVIVÊNCIA, E A SOCIEDADE VAI ESTAR COBRANDO SEMPRE), POIS VOCÊ MESMA FOI MINISTRA DO MEIO AMBIENTE POR 6 ANOS E SAIU PORQUE QUIS... SEM PRESSÃO E COM LIBERDADE...

LEIA AINDA, A SEGUIR, ESTE BONITO ARTIGO DE GILSON CARONI... E PENSE... VEJA COMO NOSSA MÍDIA E ELITE SÃO ESTRATEGISTAS... SEMPRE QUERENDO NOS ENGANAR... ESPERO QUE VOCÊ PERCEBA O QUANTO ANTES... É O JOGO DELES... E ELES FAZEM DE TUDO...

VOTE CONSCIENTE... CONSCIENTE DAS HIPOCRISIAS QUE TENTAM SEDUZIR...

MARINA CERTAMENTE NÃO VAI RENUNCIAR... NÃO VAI DECLARAR APOIO... OU MESMO NÃO VAI DIZER: "PAREM DE ME USAR! NÃO SOU BOBA! SEI O QUE VOCÊS ESTÃO QUERENDO!" MAS VOCÊ PODE DIZER, INCLUSIVE COM SEU VOTO...

Marina, a segunda morte de Chico Mendes
Marina Silva e as novas florestas
por Gilson Caroni

O verdadeiro mestre não é somente o professor que sabe dar a aula com a lição na ponta da língua – é, sobretudo, aquele que sabe fazer discípulos. Quanto ao discípulo, é este mais do que o aluno que aproveita a lição na sala de aula. Na verdade, corresponde ao prolongamento do mestre, retendo-lhe o fascínio pelo resto da vida, como se o saber do professor continuasse a acompanhá-lo além do curso, alongando-lhe a presença.
Cortejada pela grande imprensa como possibilidade de levar a eleição para o segundo turno, Marina parece bailar nas decisões hamletianas: faz que vai e volta do meio para trás como cantilena do Grande Sertão. Já não convida mais seu coração para dar batalha. Quando está madura a oportunidade de colocar o Brasil na trilha das aspirações populares, a “cabocla de tantas malárias e alergias” coloca-se como linha auxiliar de uma elite desprovida de projeto de consenso para o país.
Rifando sua biografia, tergiversa sobre questões caras ao campo democrático-popular do qual, até bem pouco tempo, foi militante expressiva. A mulher que apostava na organização do povo como único agente capaz de resolver seus próprios problemas, elegendo suas prioridades e lutando para atingi-las, deu lugar a uma “celebridade” que, pretextando buscar um novo espaço político, reproduz o discurso dos editoriais reacionários. Deixou de dar valor ao partido político, ao sindicato, aos movimentos populacionais, às ações associativas. Esqueceu que são essas as instâncias capazes de superar um modo de vida que não corresponde às expectativas reais dos seres humanos de verdade.
Sua candidatura busca cobrir um vazio que não existe. Hoje, todos reconhecem que o crescimento econômico deve ser visto como condição necessária, mas não suficiente, do desenvolvimento social. O governo petista criou as condições políticas para o surgimento de uma nação que efetivamente combate a miséria e a pobreza extremas, implementando princípios econômicos que aumentaram a oferta de emprego e a remuneração condigna de trabalho.
Há oito anos, a visão progressista contempla valores ambientais imprescindíveis à saúde e ao bem-estar do ser humano, não isentando, como muitos querem crer, as elites regiamente capitalizadas nos tempos do consórcio demo-tucano. Sendo assim, onde estaria a novidade, e até mesmo a necessidade da agenda de Marina Silva?
Equilíbrio ambiental e desenvolvimento sustentável são elementos indispensáveis ao futuro do país. Exigem do movimento ecológico uma reformulação radical que o torne matriz de uma nova esquerda. A Amazônia é um exemplo. Seu desmatamento é obra conjunta de latifundiários, grandes empresários e empresas mineradoras. São os inimigos a serem confrontados prontamente. É essa a perspectiva da “doce” Marina e seus aliados recentes?
Quando em entrevista a uma revista semanal, a ex-ministra do Meio Ambiente disse: “tenho um sentimento que mistura gratidão e perda em relação ao PT. Sair do partido foi, para mim, um processo muito doloroso. Perdi quase 3 quilos. Foi difícil explicar até para meus filhos. No álbum de fotografias, cada um deles está sempre com uma estrelinha do partido. É como se eu tivesse dividido uma casa por muito tempo com um grupo de pessoas que me deram muitas alegrias e alguns constrangimentos. Mudei de casa, mas continuo na mesma rua, na mesma vizinhança“. Marina mistura oportunismo e desorientação espacial.
A senadora do PV sabe que, uma vez derrubada, a floresta não se recompõe. Que tipo de “empates” se propõe travar com as alianças escolhidas? O partido que a convidou para bailar sobrevive de parcerias antagônicas a sua antiga história de combatividade, coerência e superação. Como nas matas degradadas, a política tem fios de navalha onde tudo perde a cor e dificilmente se refaz. A rua e a vizinhança são decorrências geográficas de escolhas caras. No caso de Marina, tudo mudou.
Chico Mendes reafirmava que “se descesse um enviado dos Céus e me garantisse que minha morte iria fortalecer nossa luta, até que valeria a pena. Mas a experiência nos ensina o contrário. Então eu quero viver”.
Por sua discípula isso está cada vez mais improvável.

Um comentário:

  1. Falou, melhor escreveu bem professor. A Marina deve pensar bem em qual decisão irá tomar daqui pra frente. Se ela realmente for uma mulher justa e integra apoiará a Dilma para que O Nosso Brasil siga no rumo certo.

    ResponderExcluir