quarta-feira, 8 de setembro de 2010

DIREFERENÇAS ENTRE OS ELEITORES DE DILMA E SERRA... ENTRE ESQUERDA E DIREITA

NESTA ENQUETE QUE O IG FEZ DÁ PARA VER BEM AS DIFERENÇAS... ENTRE ESQUERDA E DIREITA... ENTRE QUEM TEM SENSIBILIDADE COM O SOCIAL, QUEM TEM PRINCIPIOS SOCIALISTAS E QUEM É INDIFERENTE OU TEM PRINCIPIOS NEOLIBERAIS...

O IG promoveu uma enquete com 100 brasileiros, alguns personalidades públicas e outros anônimos, que revela bem a diferença do eleitor de Dilma e suas expectativas do eleitor de Serra.
O próprio site ressalva que a amostra não é suficientemente ampla para ter valor científico, mas é interessante ver como pensa boa parte do eleitorado tucano selecionado para a consulta.
Em relação ao Bolsa Família, o maior programa social do governo Lula, os eleitores de Serra são, em sua maioria, como Mme. Serra e Tasso Jereissati, que proclamam que é uma ação para que ninguém mais trabalhe. Dos que vão votar em Serra, 53%% querem o fim do programa. Já entre os eleitores de Dilma, 92,7% desejam a permanência do Bolsa Família.
A reforma agrária e o Movimento dos Sem Terra (MST), duas questões que causam alergia aos tucanos, também são rejeitadas pela maioria dos eleitores de Serra. Apenas 38,2% dos que votam no tucano consideram o tema fundamental. Entre os que vão votar em Dilma, 80% esperam que ela defenda a causa e o movimento.
A maioria dos simpatizantes de Dilma (70%) quer dela o compromisso de não privatizar empresas estatais, enquanto entre os eleitores de Serra, apenas 40% se preocupam com isso.
O apoio às cotas raciais nas universidades públicas também coloca em lados opostos os grupos de eleitores. Metade dos eleitores de Dilma quer que ela defenda a política de ação afirmativa, contra somente 14,7% dos que votam em Serra.
Quanto ao salário mínimo, nove em cada dez eleitores de Dilma afirmam ser importante aumentar o benefício. Entre os tucanos, o índice baixa para 70%.
Às vezes, uma simples enquete como essa serve mais para demonstrar a diferença entre esquerda e direita, sensibilidade social e indiferença do que muitos tratados sobre opções ideológicas a esse respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário